Escola Eleata

A Escola Eleata, também chamada Eleática, tem origem no pensamento de Xenófanes de Colofão. Enquanto a Escola Jônica ocupou-se de explicar a realidade a partir da observação da natureza, os eleatas buscaram a via da razão, o que frequentemente colocava suas ideias em choque com o que era possível apreender pela via dos sentidos. Xenófanes, visto por alguns mais como um religioso do que filósofo, falava da existência de um ser único e soberano, que estaria na essência de todas as coisas e não possuíria nenhuma característica humana, nem física nem espiritual.

A Escola Eleata seguia portanto um caminho mais abstrato, visto por alguns como um precursor remoto da metafísica. Os pensadores que se seguiram a Xenófanes — Parmênides, Zenão e Melisso são os mais notáveis — defendiam a existência de uma realidade única, imóvel, eterna, imutável, contínua e indivisível, e por isso tornaram-se conhecidos também como monistas, em oposição ao mobilismo (Heráclito, principalmente, enfatizava o caráter mutável da realidade). Zenão de Eleia, por exemplo, elaborou uma série de paradoxos que visavam demonstrar que o movimento era apenas uma aparência que engana os sentidos humanos.

Escreve José Américo Motta Pessanha:

As primeiras cosmogonias filosóficas, propostas pelos milesianos e pelos pitagóricos, podem ser vistas como variações do monismo corporalista: a diversidade das coisas existentes provindo de uma única physis corpórea (seja água, ou ar, ou unidade numérica). Todavia, a própria divergência entre os pensadores — cada qual apontando um tipo de Arché e um tipo de processo capaz de transformá-la em tantas e tão diferenciadas coisas — suscitou a necessidade de se investigarem os recursos humanos de conhecimento, buscando-se um caminho de certeza que superasse as opiniões múltiplas e discrepantes. Assim, o binômio unidade/pluridade deslocou-se da esfera cosmológica para reaparecer sob a forma de oposição entre verdade única e multiplicidade de opiniões. Essa encruzilhada do pensamento — que fecundou toda a investigação filosófica posterior — manifesta-se em Heráclito de Éfeso, mas foi sobretudo marcada pela escola de Eléia. O eleatismo, segundo a maioria dos historiadores, é que teria inaugurado explicitamente tanto a problemática lógica quanto a ontológica: as especulações sobre o conhecer e sobre o ser. 1

Footnotes

  1. Transcrito a partir do livro Os Pensadores - Os Pré-socráticos (Editora Abril - 2ª edição, 1978), página XXV.

índice de conceitos